domingo, 30 de dezembro de 2012

Rurouni Kenshin Live Action



O tão esperado live action de Rurouni Kenshin, conhecido como Samurai X recentemente foi disponibilizado para download para a alegria dos fãs brasileiros que estavam contando animadamente os dias para poderem assistir a este super lançamento, já que não foi rodado nas telonas do país.
No entanto, o que poderia ter sido o melhor live action de todos os tempos acabou sendo uma vítima do Bakumatsu, já que o mangá e o anime foram totalmente retalhados e depois remendados em uma (falta de) lógica nova e diferente.



Para dar uma ideia da mistura que fizeram no live action, o falso Hitokiri Battousai no anime é Jin-e, que é um dos capangas de Kanryu. Quem assistiu o anime sabe muito bem que Jin-e é um dos espadachins que, com o término da era das espadas, ficou sem lugar e que não aceitou ser capanga do governo ou dos mercenários, logo esse se tornou o primeiro grande pecado do filme, pois distorceu um princípio interessante da história original.
Falando no Kanryu, ele é uma personagem interessante, ganancioso, mesquinho, violento e egoísta, foi muito bem interpretado, apesar de que seu visual puxa um pouco para a comédia (Kamikaze Girls e Lovely Complex tem personagens com praticamente a mesma aparência e só estão lá para fazer graça) talvez para aumentar ainda mais a visão de "dinheiro é tudo" que ele possui.
Saito, que no anime aparece apenas quando precisa levar Kenshin para a luta contra Shishio em Kyoto, aparece logo no começo, tirando o elemento surpresa que foi proporcionado no anime por causa de sua súbita aparição mas, apesar disso, ele é um dos personagens mais fieis ao original e, diga-se de passagem, o que melhor se adequou ao estilo dele e que não deixou dúvida alguma sobre ele.



Outra personagem que foi muito bem interpretada foi Kaoru, que teve vários momentos de "glória" tanto quando ela tenta lutar com Jin-e para salvar a honra de seu dojo quanto no momento em que ela acaba vencendo o genjutsu dele e pede para Kenshin não matá-lo. A boa performance da atriz nesta cena fez com que ela fosse mais tocante do que a do anime, mostrando que, apesar de todas as pérolas que o filme conseguiu fazer, fizeram o grande favor de colocar uma ou outra coisa realmente notável nele que não fosse uma grande saroba.


Por causa da alteração da história que deixa Megumi cara a cara com a responsabilidade de ter produzido ópio não só com Yahiko, mas com o sofrimento de toda uma vila, sua determinação de se redimir se mostrou ainda mais forte e isso trouxe outra cena que conseguiu ser melhor no filme: Megumi tentando matar Kanryu.



Yahiko, infelizmente, perdeu boa parte do destaque que poderia ter quando foram tiradas cenas de quando ele conhece Kenshin e Kaoru e de quando ele vai junto com o grupo enfrentar Kanryu. Isso foi realmente uma perda, pois foi muito bem interpretado. Bem, se tiver segunda parte, podemos então esperar uma grande luta dele contra o Juppongatana alado, isto é, se não fizerem o imenso favor de picotar essa cena também.


Sanosuke foi outro que teve a história e princípios retalhados no filme. Nada da história do kanji de "mau" nas suas costas, nada de falarem sobre a Sekihoutai e sobre o capitão Sagara, então, nem uma palavrinha sequer. Ele então foi reduzido a um simples brigão, praticamente um rebelde sem causa, o que tirou da luta dele com Kenshin grande parte, senão toda, da emoção que era esperada. Mas, pelo menos, uma coisa do Sanosuke do filme foi boa e rendeu muitas risadas quando ele pausou uma luta que estava tendo para comer e beber.



 Se pensam que já viram demais sobre as adoráveis falhas deste filme, preparem-se porque o pior ainda está por vir. Além de distorcer a parte de Kanryu para enfiarem um monte de detalhes do que passou antes e depois nela, fizeram o favor de detonar a parte original. Quem esperava ver o Aoshi e os membros da Oniwanbashuu se preparem para verem moscas, porque o jovem comandante mal aparece e o grupo dos cinco ninjas foi reduzido a dois, destes vou falar apenas do Hanya. Primeiro, é o Hanya mesmo? Colocaram um loiro que luta com espadas e armas de fogo, o que fugiu totalmente com o original. E, pensando um pouco, ele tem o jeito de falar do Aoshi (querer ser mais forte) e o cabelo e o uso de armas de fogo do Enishi. Estranho, não?
Com a ausência da Oniwanbashuu completa do live action, foi-se uma das cenas que poderia até mesmo arrancar lágrimas dos fãs que, logicamente, é o sacrifício dos membros em prol de seu líder. Além disso, se tiver continuação, os fãs já devem estar avisados que será tão ruim quanto a primeira parte, pois tiraram personagens centrais e bagunçaram bastante com os que deixaram.



E por último vamos falar do andarilho mais adorável que conhecemos, Kenshin. Contou com uma boa interpretação e com alguém que conseguiu fazer jus à aparência afeminada que ele originalmente tem no anime, seria esquisito se encontrassem um machão para interpretá-lo, mas pelo menos nisso eles pensaram (na verdade não tenho reclamações sobre a escolha do elenco de um modo geral).  O único problema foi que algumas cenas onde aparecem os pequenos distúrbios psicológicos do Kenshin pareceram muito forçados e isso prejudicou um pouco, mas pouco mesmo.
O pior de tudo foi o "okaerinassai" que a Kaoru deu no final do filme quando na verdade ela fala depois que ele derrota Shishio mas que nessa cena perde todo o valor.
Quanto às lutas, apesar de terem sido praticamente alteradas por completo, o live action teve grandes momentos de surpresa e adrenalina, o que reforça que a escolha do elenco realmente foi interessante. Se  alguém assistir em busca de ver lutas legais e não estiver pregado à história, até que será um bom filme para se ver.



Em suma, o filme não chega nem aos pés do mangá ou do anime, realmente foi uma bagunça total que mostrou até mesmo certo descaso com a história original, me pergunto se quem montou o enredo realmente assistiu/leu a história ou cansou e começou a folhear e pegar trechos aleatórios para remendar em um só. Isso chega a ser até um pouco triste, porque com um pouco mais de esforço, poderiam transformar as duas horas de duração do live action em algo à altura do que os fãs merecem ver.

Um comentário:

  1. Concordo contigo. Logo no início do filme já deu pra perceber várias diferenças em relação ao anime. Fiquei esperando o Aoshi aparecer o filme inteiro, hahaha... Mas de qualquer modo, confesso que fiquei bastante contente com a interpretação dos personagens, cenários e cenas de ação do filme. Mesmo sendo uma das melhores, senão a melhor, adaptação de um anime para um filme, realmente ele pecou na fidelidade a história.

    ResponderExcluir