domingo, 8 de abril de 2012

American Beauty (Beleza Americana)

"É ótimo descobrir que ainda podemos surpreender a nós mesmos,
nos faz pensar no que mais podemos fazer que havíamos nos esquecido."


A família Burnham é a tradicional família exteriormente "perfeita" dos Estados Unidos, no entanto, na realidade anda a beira de um abismo. Carolyn é a mãe de família que tem sua mente completamente voltada para o sucesso e a competição mas no fundo é uma mulher frágil e facilmente se abala, apelando para a auto violência para tentar se obrigar a ser forte.
Jane é a filha única e, como os pais costumam dizer, aborrecente, vive imersa em pensamentos confusos causados pela falta de exemplo em sua casa e tem complexo existencial por causa de seus seios.
O pai de família, Lester, é tratado como escória em sua vida familiar e no trabalho mas sua atitude começa a mudar quando ele conhece Angela, a independente e confiante amiga de sua filha e Ricky, seu vizinho que no decorrer do filme se interessa por Jane e passa a namorar com ela e os dois vão descobrir a sexualidade.
Lester a partir desse ponto vai tentar seguir o caminho de volta para a vida que levava nos anos 70, deixando seu emprego para tornar-se então balconista de um fast food, fumar maconha como era comum naquela época e também malhar para poder chamar a atenção da bela Angela que vive invadindo sua mente em ilusões eróticas.
O sonho de Angela é ser modelo e demonstra ser inescrupulosa, ousada e capaz de usar o próprio corpo para alcançá-lo, adquirindo desde cedo o gosto pelo olhar desejoso dos homens, inclusive o do pai de sua melhor amiga, mesmo tendo conhecimento de que ele é casado.
O casamento de Lester e Carolyn, já há anos abalado começa a se deteriorar de vez, com a aparição de Angela e de Buddy, o bem sucedido imobiliário que, por ter a mesma ambição de Carolyn e o mesmo pensamento de que é preciso viver pela imagem, começa a chamar a atenção dela até rapidamente chegar ao adultério.
No entanto, Lester está decidido a  não se deixar abalar e Angela continua sendo sua inspiração para poder alcançar a vida desejada porém, a cada passo que Lester vai dando em direção à "juventude", mais perto ele caminha para a própria morte.


Um comentário:

  1. Oii, feliz pascoa! Tenho um desafio para vc! Espero que vc goste:
    http://mundosakira.blogspot.com.br/2012/04/meme-das-onze-coisas.html#more
    Kissus

    ResponderExcluir